Image

Acordado ou dormindo?

Você queria estar mais tempo acordado ou dormindo?

Você queria estar mais tempo acordado ou dormindo?

Pergunta feita por este editor

Tem momentos que a gente quer dormir. Dormir muito. Dormir até umas horas, e se necessário, acordar no dia seguinte. Eu sei, esse deve ser o seu pensamento nesse feriado. Tem quem queira aproveitar esse feriado, que é de meio de semana, para dormir. Outros até já tem planos de emendar com a sexta-feira. Outros tem planos de ficar acordado até o dia clarear, ora para se divertir, ora para trabalhar quando o momento permite, ora para ver o nascer do Sol que é uma coisa que só quem tem o pique de acordar mais cedo para realizar uma atividade física, ou até mesmo para trabalhar e só tem o final da madrugada para se preparar, tem a oportunidade de ver. Mas e você, queria estar mais tempo acordado ou dormindo?

Depende da ocasião, do momento do dia, e principalmente, da minha força de vontade. Quando eu tenho força de vontade, eu posso fazer o que eu quiser, que eu vou estar acordado para aproveitar. Quando eu não tenho, eu muitas vezes penso até em sumir, me esconder, enfim, estar imerso em alguma coisa só para estar em paz comigo mesmo e só sair dessa imersão quando eu me sentir bem para isso. A preço de hoje, eu queria estar dormindo. Tem momentos que me sobra tempo, e outros momentos me faltam. Quando me sobra tempo e eu não quero fazer absolutamente nada, ou ao menos me esconder, eu prefiro dormir.

Mesmo quando eu tenho vontade de dormir, eu preciso me manter acordado por conta das coisas que eu preciso resolver. Como eu trabalho para mim mesmo, eu não tenho uma programação de feriado, só para dizer que eu não tenho um feriado. Não tenho como curtir. Nem mesmo cabeça para isso. E curto comigo mesmo. Tem momentos que eu nem quero curtir o feriado ou o fim de semana e procuro ficar imerso nas minhas artes, nos meus textos, nas coisas que eu gosto de fazer e com as quais eu me sinto bem. Procuro me movimentar em todas as horas, do meu jeito, e como as possibilidades daquele momento me permitem.

Mas em outros momentos, eu queria estar acordado para me movimentar o máximo, mesmo sabendo que é necessário descansar, que é necessário parar por um momento para recarregar as energias, afinal, em ocasiões normais, dormir é para isso, recarregar as energias e começar tudo de novo com o máximo de disposição possível, muitas vezes tirando forças de onde você muitas vezes nem sabe onde encontrar. É por isso que a gente sempre se equilibra para poder fazer o melhor que a gente pode fazer naquele momento. Mesmo que esteja com cara de sono, vai lá e faz, porque tem coisas que não podem esperar.

Eu estou mais tempo acordado quando eu sinto que a minha força de vontade pode me levar para mais longe. Eu estou mais tempo dormindo quando me falta essa vontade. São os altos e baixos que todos nós temos e procuramos equilibrar. Hoje eu procuro equilibrar os momentos em que eu paro completamente por conta dos meus problemas e crises de ansiedade, que ainda me assombram, ao mesmo tempo que eu não posso me esconder e tenho que trabalhar. Tenho que dar o meu melhor para dar a minha contribuição para as pessoas. Acordado ou dormindo, eu estou aqui. Firme e forte quando eu precisar ser forte.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
FacebookXThreadsLinkedInBlueskyWhatsAppCopy LinkShare
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 11 outros assinantes
Sair da versão mobile