Image

A essência de um projeto online

Como o design visual comunica a essência de um projeto online?
,

Como o design visual comunica a essência de um projeto online?

Pergunta feita por este editor

Existem duas coisas que juntas compõem a alma de um site. A primeira delas é o conteúdo, sem conteúdo nenhum site tem alma, afinal, é o conteúdo que traz a essência e a identidade do projeto, e isso depende muito dos autores, que dão o seu toque, a sua assinatura, o seu jeito. A outra é o design, que dá vida a um site e ajuda a dar uma percepção única sobre o conteúdo que é apresentado para os leitores. O conteúdo sozinho faz toda a diferença na construção de um projeto como um site, mas sozinho não é tudo. Ele precisa de estímulo para ser compreendido, e o estímulo visual é fundamental para fazer esse objetivo acontecer.

O design comunica de certa forma como o editor quer que o site seja percebido pelos leitores. Ele pensa numa cor marcante, numa tipografia que o identifica, pede para que isso seja aplicado no site e o resultado é uma identidade única. Essa foi uma das coisas que eu mais pensei no meu próprio, e pensar nisso leva tempo, é verdade. Ao mesmo tempo, fixar a marca na cabeça de um cliente também leva tempo, e quando você se dá conta, aquela combinação visual entrou na cabeça do leitor de tal forma que ele imediatamente reconhece as cores e formas do seu site e da sua marca. Por isso é recomendado que ele mantenha a marca por um bom tempo e só pense em rebranding em extrema necessidade, não precisa ficar fazendo direto.

Sites tem cores marcantes, tipografias inconfundíveis, Veja como nos meus projetos, cada site tem uma paleta de cores única e inconfundível. Aos poucos, estou voltando a desenvolver identidades visuais, e posso oferecer esse serviço junto dos sites. Em outros casos, os clientes trazem as suas marcas, o que acontece na maioria dos sites que estão no ar atualmente. Na maioria dos sites que eu desenvolvi, as identidades visuais foram desenvolvidas por outros profissionais, e o que eu procuro fazer é adaptar a identidade desenvovida pelos designers para a necessidade do cliente e de como ele quer que o site seja percebido pelos leitores.

Quando eu trabalhei com identidade visual, eu procurei orientar os clientes para que eles respeitassem as diretrizes das marcas. Hoje existe o recurso do Manual de Identidade Visual, que eu apliquei recentemente na minha marca e aplicarei nas futuras marcas que eu fizer. Sempre que eu recebo a identidade visual da marca de um site, eu procuro analisar a identidade ao máximo, procurando de certa forma entender a cabeça do designer que desenvolveu a marca, em alguns casos a gente pode conversar e trocar ideias para que o site reflita a identidade que ele desenvolveu, afinal, é isso que um designer espera, quer seja eu, quer seja quem desenvolveu a marca.

O design comunica a essência de um projeto online de uma maneira única. É como a gente enxerga a alma de um site, para além do próprio conteúdo que ele traz. Sem conteúdo, todo site é igual. Sem design, todo site que tem um conteúdo diferente do outro continua sendo igual. Com os dois, todo site é único e traz uma essência e uma personalidade. Mesmo trabalhando com praticamente a mesma engenharia em todos os sites, nenhum dos que eu desenvolvi é igual ao outro. Cada um comunica a sua essência de um jeito diferente. E é essa essência que faz com que cada projeto entregue e apresentado seja único.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
FacebookXThreadsLinkedInBlueskyWhatsAppCopy LinkShare
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 10 outros assinantes
Sair da versão mobile