Image

A confusão das distritais de Campina Grande

O assunto da coluna de mobilidade de hoje é sobre a confusão da semana; a retirada - e retorno - das linhas distritais de Campina Grande.
,

Você deve ter acompanhado toda a história das linhas distritais de Campina Grande, em especial no Ônibus & Transporte. O sistema da segunda maior cidade da Paraíba não paralisou completamente no auge da pandemia, mas já não é mais o mesmo depois que o pior já passou. A cidade conseguiu reduzir a tarifa, passou a contar com subsídios, mas isso tudo não foi suficiente para conter as queixas das empresas em relação aos custos. O problema foi o modo como elas fizeram isso.

No último sábado, as empresas retiraram de circulação as linhas que ligam a área urbana de Campina Grande aos distritos, que ficam bem distantes da cidade em si e não alternativas de linhas que possam atendê-las. Se tirar de circulação, não tem como substituir dentro do sistema. A Prefeitura reagiu, entrou na Justiça e fez o seu papel; se ninguém quer atender, dá-se um jeito como ela deu, ou melhor, um “apavorô”.

Para se ter uma ideia da distância dos distritos para o núcleo urbano da cidade, trago o mapa das quatro linhas em questão. Como bem disse anteriormente, não há outras que possam substituí-las.

  • 902 estreito
  • 903b sao jose da mata
  • 910 jenipapo
  • 955 galante

A Prefeitura reagiu

As empresas esperavam que a Prefeitura de Campina Grande não fosse reagir a retirada das distritais, ou seja, ficaria passiva. Mas isso não aconteceu da maneira que as empresas esperavam, afinal a Prefeitura reagiu de forma enérgica.

A Prefeitura deu um prazo de 48 horas para a retomada das linhas distritais, fora a liminar que determinava o pagamento de multa diária de 20 mil reais. Nem assim as empresas atenderam. O que a Prefeitura fez? Chamou outra empresa para operar as linhas de modo emergencial, por ora, com tarifa zero. No mesmo dia, aquela multa diária subiu para 100 mil reais.

E no fim, as empresas retomaram o serviço. Mas essas linhas emergenciais só saem de circulação se o serviço estiver completamente restabelecido, justamente para evitar problemas como esse.

No fim, fica a compreensão do que são essas linhas distritais e a importância delas em um sistema que precisa atender a todos da mesma maneira, independente da distância.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e o nada ao mesmo tempo.
  1. Luneta Sonora 134: E as minhas redes sociais, como estão?
  2. Luneta Sonora 133: Sorteio das cores da rodada 133 da #FolhaColorida
  3. Luneta Sonora 132: Que tal mais um pouquinho de bastidores?
  4. Luneta Sonora 131: É feriado, mas eu tenho que gravar
  5. Luneta Sonora 130: Mais uma semana trazendo novidades
  6. Luneta Sonora 129: Um episódio organizado no meio da desorganização

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Clássicos da Luneta

Posts de anos anteriores para relembrar.