Depois do estrondoso sucesso dos 9 recursos que chegaram no WhatsApp em 2021 – e olha que nem eu esperava isso -, é a vez dos 7 recursos que chegaram no Instagram em 2021. Essa retrospectiva mostra que a rede social se mexeu de uma forma nunca vista para reagir à concorrência – leia-se TikTok e similares -, de modo a não se reconhecer mais como uma rede social de fotos.
Para isso muita coisa foi mudada. E não vai parar por aí, visto que uma das mudanças já anunciadas é a volta do feed cronológico, que permite ao usuário ver as publicações de quem ele segue no momento e na sequência em que foram postadas. O recurso será opcional e deve mexer com quem lida com os algoritmos a rede social, visto que terá outra preocupação além deles. Além dos algoritmos, a competição também vai ser pela atenção do usuário.
Uma novidade em cima da outra
E bem, dá só uma olhada nos recursos que chegaram neste ano no Instagram. Como vocês podem ver, as novidades vieram praticamente uma em cima da outra, quando não duas de uma tacada só. O ano foi agitado para quem trabalha com o Instagram, cheio de emoções, definitivamente.
- A volta do número de curtidas (27 de maio), que permite ao usuário visualizar o número de curtidas de uma publicação, o qual estava oculto há algum tempo e retornou, agora como recurso opcional.
- Reels de 60 segundos (11 de agosto), dobrando o tempo de duração do recurso, até então de 30 segundos. Além disso, os vídeos de feed, que tem essa mesma duração mas não são reels, passam para a mesma aba dos vídeos longos, de modo que o IGTV como se conhecia não existe mais.
- Possibilidade de postar no computador (20 de outubro), que permite que todas as contas postem no site do Instagram pelo desktop, sem precisar do celular.
- Posts colaborativos (20 de outubro), que permite ao usuário postar uma publicação e convidar um amigo para ser colaborador. Essa publicação aparece nos feeds dos dois, compartilhando curtidas, comentários e insights.
- Links nos stories para todos (30 de outubro), que até então era o recurso “Arrasta para cima” restrito a contas com 10 mil seguidores ou mais, passou a ser um sticker disponível para todas as contas.
- Corrente nos stories (2 de novembro, mas o post só foi ao ar ontem justamente por causa desta retrospectiva), onde o usuário posta um story com um sticker que permite a interação de outros usuários também por fotos nos stories.
- Foto com música (19 de novembro), que permite ambientar as fotos com músicas, um aceno para a indústria fonográfica também como reação ao TikTok.
Bora de recurso preferido da galera?
Vamos! Se você não conseguir visualizar, clique aqui.
E como eu estava falando, 2022 vai ser de altas novidades para o Instagram. A rede social sabe que precisa se mexer para não perder mercado, e o vídeo ainda vai ser uma tendência. Mas ainda tem a sua relevância e muita, principalmente para a comunidade fotográfica.
A saber o que vem por aí, acompanhando por aqui, por aí, e é claro, no Instagram deste editor. Porque nada mais coerente do que mostrar as novidades na prática. O ano que vem vai ser agitado, e aqui estamos para contar a história.