Image

#31conversas de 2026 – 030: Encerrar etapas também é avançar

Estamos quase perto de encerrar a primeira etapa de doze do ano. E a gente sabe o momento certo de começar e recomeçar, afinal, se trata de encerrar etapas para começar novas.
,

Sabe quando você sente que é o momento de encerrar? Todo mês é um ciclo, todo dia é um ciclo, e todo dia é dia de começar e de terminar etapas importantes para que os seus planos sejam a cada dia mais concretos, tijolo por tijolo, do alicerce até o teto. Encerrar etapas também é avançar, e de certa forma, você precisa saber como encerrar etapas.

O penúltimo dia do mês traz aquela sensação estranha de quase-fim. Não acabou tudo, mas algo se fecha. E isso merece ser reconhecido. Afinal de contas, antes de fechar de verdade, é preciso começar a terminar. E em um dia 30 como hoje, num mês de 31 dias, esse é o momento de dar os últimos arremates em busca de objetivos cada vez maiores, que a gente dá nos próximos passos, ou seriam próximos níveis?

Afinal de contas, é sobre justamente isso, ciclos. Como a gente quer tratar os ciclos que começam e terminam, e bem, está terminando um ciclo, dentro de um grande ciclo que é este ano de 2026. Estamos quase perto de encerrar a primeira etapa de doze do ano. E a gente sabe o momento certo de começar e recomeçar, afinal, se trata de encerrar etapas para começar novas.

Essa conversa é sobre fechamento consciente. Olhar pra trás sem nostalgia excessiva, entender o que funcionou, o que não funcionou e o que não faz sentido levar adiante. Vamos terminar esse primeiro ciclo da melhor maneira, sentindo que tudo deu certo e apontou caminhos para os próximos ciclos que estão para começar.

E o próximo ciclo que começa é para disparar de vez a rotina. Uma rotina que a gente muitas vezes nem sente saudade, ela é diferente todos os anos. Em algum momento, o Carnaval atravessa, mas o momento de começar é agora, ainda que no meio do caminho haja uma folga, e tá tudo bem, afinal de contas, em momentos de folga precisam existir os momentos de descanso, afinal, ciclos geram desgastes e precisam de tempo para recomeçar.

Justamente por isso, na questão de começar um novo ciclo, saber terminar de forma consciente, e entender que daqui em diante até o final do ano – com uma leve pausa em junho – que o recado que eu quero dar é claro: concluir, pausar ou arquivar projetos não é fracasso — é maturidade estratégica. Seguir em frente exige saber quando encerrar. Temos ciclos importantes para começar e terminar. Todos importam, como cada passo importa.

Encerrar etapas também é avançar. E se você chegou até aqui, no dia 30 de janeiro, você já avançou bastante na direção de um novo momento. Você já avançou bastante, já sentiu? Você conseguiu fazer os seus primeiros objetivos evoluírem, é isso que importa. Agora é o momento de seguir em frente, afinal de contas, este é o começo; agora é o momento de avançar, seguir em frente, continuar a caminhada, e encerrar o ciclo do primeiro mês do ano.

A gente sabe o momento de encerrar. E sabe o momento de começar de novo. São ciclos que começam, ciclos que terminam, ciclos que recomeçam, ciclos que transitam pelo seu caminho natural de simplesmente existir e cumprir o seu papel importante no avanço dos nossos projetos. E tudo termina bem quando começa bem. Avançar não é só começar coisas. É saber quando fechar ciclos.

Todo mês de janeiro tem #31conversas sobre a vida, o começo do ano, planos, muita coisa. Uma conversa por dia durante todos os 31 dias do primeiro mês de cada ano, sem tema, sem nada: não precisa partir de uma pergunta, uma boa conversa já é o suficiente.

Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 9 outros assinantes
Sair da versão mobile