Image

#31conversas de 2026 – 029: O mês acaba, mas o processo continua

O ano começa em janeiro, mas continua daqui para frente. Ideias podem não amadurecer em 29 dias, mas amadurecem ao longo de 11 meses. Respeitar o processo é fundamental.
,

Num instante, janeiro passou. Faltam duas conversas para concluir as 31, e a gente já tem uma ideia de como levar esse ano. E final de mês é assim, já tem cheiro de fechamento, mas essa conversa serve pra ajustar a lente: janeiro não é meta final, é ponto de partida. O mês acaba, mas o processo continua, mas não sem antes arrematar os pontos para seguir em frente em alto nível.

Janeiro é o momento de levantar os alicerces de um novo momento. Você começa preparando as fundações, e nesse momento tá tudo no ferro, pronto para receber o concreto, para que em fevereiro você comece a levantar as primeiras paredes. O mundo é assim, em construção, e se baseia em planos que já foram assim em outros anos, e que hoje estão mais do que prontos e operacionais para dar liberdade e viabilidade a outros planos.

O ano começa em janeiro, mas continua daqui para frente. Ideias podem não amadurecer em 29 dias, mas amadurecem ao longo de 11 meses. Respeitar o processo é fundamental. Temos um ano inteiro para seguir construindo, ajustando, entendendo como é que as coisas vão ser. O que importa é o que iremos construir e como iremos construir. Isso importa, e muito.

Aqui o papo é sobre não transformar o fim do mês em cobrança desnecessária. Afinal de contas, os nossos sonhos começam agora, e como eu bem expliquei, ainda estão em seu alicerce, preparando as bases, que precisam estar sólidas para que lá na frente, o que a gente planejou não desmorone como um castelo de areia. O que começou agora ainda está em fase de teste, adaptação, aprendizado. Avaliar é saudável. Se julgar cedo demais, não.

A gente aprendeu muito sobre como a gente não pode ter pressa em esperar os resultados. Eles tem o tempo certo de aparecer, e por isso, toda cobrança agora é desnecessária. Se você quer cobrar alguma coisa, espere. Se acredita que não tá correspondendo, espere. 29 dias são insuficientes para tirar qualquer conclusão sobre qualquer coisa. Só sinta que não corresponde quando você vê ao longo do tempo que o resultdo não aparece.

Essa conversa lembra que ritmo de ano não cabe em 29 dias. O que importa é o fio condutor que você construiu até aqui. A semente que você plantou. O alicerce que você começou a construir. Tudo isso começa agora e precisa estar em bases e raízes mais do que sólidas. Alicerces mal construídos podem fazer planos inteiros desmoronarem. E não é isso que você quer.

O que você quer é construir os seus objetivos com solidez, mas para isso, sabe que é necessário ter paciência para que os seus objetivos se tornem realidade. É sobre o tempo e como o tempo se constrói do começo até o fim. E você ainda está no começo.

O mês acaba daqui a dois dias. Mas este ainda é o começo. O momento de a gente entender como começar, como se fosse um manual de instruções para entender o ano que começa, os planos que a gente precisa colocar em prática, todo o necessário para cuidar da semente que a gente plantou para que lá na frente, a gente possa amadurecer o suficiente para entender os nossos objetivos. Janeiro prepara. O resto do ano executa.

Todo mês de janeiro tem #31conversas sobre a vida, o começo do ano, planos, muita coisa. Uma conversa por dia durante todos os 31 dias do primeiro mês de cada ano, sem tema, sem nada: não precisa partir de uma pergunta, uma boa conversa já é o suficiente.

Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 9 outros assinantes
Sair da versão mobile