O tempo começou a acelerar, guardadas as devidas proporções do que a gente acredita naquela máxima de “o tempo num instante passa” ou “o tempo passa rápido”. E chega assim, quando o cansaço mental começa a pesar mais que o físico – e ele chega muito rápido. A vontade de já estar mais longe, mais resolvido, mais pronto aparece forte. Ter paciência consigo mesmo é parte do processo, dito isto, é a coisa mais normal do mundo.
Quanto mais o tempo passa, mais você sente que a rotina é uma realidade. A gente quer ver os nossos sonhos prontos e não vê a hora disso acontecer, mas sabe que o que faz parte do processo é a construção. É acompanhar a obra acontecendo, do alicerce ao teto. É entender que um sonho precisa, mais do que nunca, de uma base sólida, e você precisa construir paredes igualmente sólidas – e firmes – em cima dessa base.
Eu sei, tudo o que você mais quer é avançar. Ter paciência é fundamental para chegar lá, afinal, o processo demora. Nada é construído do dia para a noite, nada é feito sem que a gente tenha a vontade de construir. Isso não é uma fórmula mágica, é a realidade nua e crua para quem quiser senti-la. Simples. Só isso mesmo. Mas ainda tenho outras coisas para falar com você, portanto, fica por aqui e siga lendo algumas boas verdades. Vai por mim.
Essa conversa é um lembrete necessário: crescimento não obedece pressa emocional. Você está lidando com limites humanos, não com máquina. Em outras conversas, eu falei com você a respeito dos limites que a gente tem e que a gente precisa respeitar. O tempo passa, é verdade, mas não vai ser agora que você vai dar um passo maior que a perna. Calma e paciência são mais do que fundamentais para encarar o processo com maestria.
Aqui o papo é empático e direto: se tratar com dureza não acelera evolução. Evolução acontece no compasso do tempo, e o tempo é a referência real para os seus sonhos. Eu sei que tudo o que você quer é que as coisas sejam mais céleres, mas sabe como é, flor demora para desabrochar, flor demora para virar fruto, e é isso, é o processo! Paciência é mais do que fundamental para entender que o ideal é, mais do que somente esperar, agir.
É por isso que eu digo a vocês, meus amigos: paciência não é acomodação — é respeito ao tempo real das coisas. Se você está pronto para realizar os seus sonhos, deve estar pronto para encarar o processo e ter paciência para cada passo dessa construção, afinal de contas, planos e sonhos são isso aí: construção, que vai do início ao fim e passa pela manutenção, e muitas vezes, pela reforma, para manter o seu objetivo firme ao longo do tempo.
O primeiro passo, o mais fundamental de todos eles, é entender os seus objetivos e as bases sólidas deles. É em cima dessas bases que a gente constrói os nossos sonhos, mas mais do que isso, a estrutura desses sonhos precisa ser mais do que firme. Por isso, respeite o processo, o tempo, e cada passo que é necessário para chegar até a sua meta, sem dar um passo maior do que a perna. Porque quem se atropela, acaba tropeçando.
#31conversas
Todo mês de janeiro tem #31conversas sobre a vida, o começo do ano, planos, muita coisa. Uma conversa por dia durante todos os 31 dias do primeiro mês de cada ano, sem tema, sem nada: não precisa partir de uma pergunta, uma boa conversa já é o suficiente.












